Embrapa

500 Perguntas 500 RespostasOnline

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Girassol

Fitoterapia Ocidental

Girassol

Muitos significados

Girassol é o nome comum dado à uma planta da família das compostas. O gênero Helianthus (do grego helio-sol e anthos-flor) tem por volta de 67 espécies. Algumas podem medir até três metros, e a variedade miniatura atinge no máximo 1 metro. O nome girassol vem de sua flor amarela que acompanha as diferentes posições do sol, girando com ele, até seu amadurecimento, quando ele se fixa na posição do sol nascente.

O girassol é uma planta resistente de rápido crescimento, necessitando de pouca água, mas de locais ensolarados. A mistura ideal para o solo deve conter 2 partes de terra vegetal, 2 partes de terra comum e 1 parte de areia. Sua propagação é dada através de sementes, sendo a primavera a melhor época de plantio. As sementes devem ser plantadas em covas não muito fundas e com um espaço de 60cms entre elas. O girassol apresenta um ciclo de plantio curto, em torno de 130 dias. A terra deve ser mantida úmida, sem secar nem encharcar.

O significado do girassol difere de cultura para cultura. Para alguns, o girassol significa fama, sucesso e felicidade. Outros dão à ele atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também é dado à ele o atributo de altivez. Dar um girassol à alguém que acabou de abrir seu próprio negócio pode significar ouro, fortuna.

Para o Feng Shui, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva à todos que estão à sua volta.

O girassol é uma planta que foi domesticada pelo homem há cerca de 5 mil anos. Originária das Américas, o girassol foi utilizado como alimento pelos índios que o misturava com outros tipos de vegetais. No século XVI, o girassol foi levado para a Europa pelos espanhóis, primeiramente na Espanha, Inglaterra e França. Até o século XVII foi considerado uma planta ornamental e medicinal, sendo utilizado como óleo refinado comestível, apenas por volta de 1830 na Rússia. O girassol foi introduzido na América do Sul no Século XIX, sendo a Argentina um dos maiores produtores mundiais. No Brasil, foi introduzido em primeiro lugar, no sul do país, já que os imigrantes europeus tinham o hábito de consumir suas sementes torradas.

O girassol tem propriedades naturais para a saúde e beleza, já que suas sementes e flores são utilizadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos. O óleo de girassol tem excelentes nutrientes, com altos índices de ácidos graxos insaturados que diminuem problemas cardiovasculares e também contém um maior teor de ácido linoléico essencial o organismo humano. Sem ser refinado, o óleo pode ser utilizado para a fabricação de sabonetes e velas. O resíduo sólido que sobra após a extração do óleo das sementes, é utilizado para a alimentação animal. Já as sementes cruas podem ser utilizadas na alimentação de aves e tostadas na alimentação humana. As sementes são ricas em proteínas e vitaminas e quando são torradas e moídas, transformadas em pó, pode ser um substituto do café, sem cafeína e ajudando à combater a enxaqueca. As folhas e flores do girassol podem ser usadas no combate de doenças pulmonares e da garganta, em forma de tinturas ou infusões. As raízes da espécie chamada pataca, são comestíveis e podem ser consumidas cozidas e assadas. As folhas contém propriedades diuréticas, antigripais, antiasmáticas e expectorantes. As sementes e as folhas podem ser usadas como cicatrizantes em forma de tintura.

Os florais feitos à partir do girassol são utilizados para melhorar a auto-estima, auto-confiança, dando mais vontade e coragem.

Por
Lúcia Pagotto e Fernanda P. Jordão

Floricultura Zabelê
zabele@lexxa.com.br

Nenhum comentário: