Embrapa

500 Perguntas 500 RespostasOnline

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Urina para as Plantas

Horticultura
O novo adubo bovino

"Peço informações sobre o uso de urina de bovinos em horticultura.""
Percival Gonçalves
Alto Taquari, MT

Resposta baseada em consulta a Ricardo Gadelha, pesquisador da Pesagro-Rio, Estação Experimental de Itaocara, RJ.


A urina é recolhida em baldes durante a ordenha e armazenada durante três dias

A aplicação de urina bovina em horticultura é objeto de pesquisa da Pesagro-Rio, num trabalho em parceria com os agricultores familiares da região de Itaocara, interior do Rio de Janeiro. A urina é usada como adubo e defensivo natural, barateando a produção e diminuindo a dependência de produtos químicos. É recolhida em baldes na hora da ordenha e armazenada por pelo menos três dias em um recipiente plástico tampado, para formação de amônia, substância que penetra nas plantas com facilidade. Antes de ser aplicada, a urina deve ser misturada com água nas proporções indicadas para cada cultura. A aplicação é feita no solo ou em pulverização e, pelo fato de possuir alto poder de penetração, não há necessidade de usar espalhantes adesivos. Ainda não há conclusões definitivas, mas os pesquisadores acreditam que o uso da urina bovina pode diminuir em até 50% o volume de adubos químicos usados convencionalmente. A recomendação é que o agricultor avalie os resultados no campo.

Já há algumas indicações resultantes dos testes de campo feitos em parceria com os agricultores:
quiabo, jiló e berinjela - 1 litro de urina de vaca para 100 litros de água pulverizado nas plantas de 15 em 15 dias.
tomate, pimentão, pepino, feijão de vagem, alface e couve - pulverização uma vez por semana da mistura de meio litro de urina de vaca com 100 litros de água.
Segundo os estudos, as principais substâncias contidas na urina bovina que atuam nas plantas são:
potássio - elemento químico contido em maior quantidade na urina da vaca. Aumenta o aproveitamento da água pelas plantas, que ficam mais resistentes à seca. Deixa as paredes dos tecidos mais duras e aumenta a resistência das plantas à colheita, ao transporte e ao armazenamento. Produz frutos mais doces e acentua a coloração interna dos mesmos. Melhora a eficiência da adubação nitrogenada e elimina o excesso de nitrogênio das folhas, diminuindo o efeito atrativo para pragas.
nitrogênio - aumenta o desenvolvimento das plantas, tornando-as mais verdes.
cloro - aumenta a capacidade de reter água da planta, melhora o aproveitamento de nitrogênio e diminui de forma significativa a incidência de algumas doenças.
enxofre - aumenta a produção de proteínas, deixando os produtos mais nutritivos.
sódio - aumenta o teor de caroteno, tornando os produtos mais atraentes para o comércio.
fenóis - aumentam a reação da planta ao ataque de doenças.
ácido indolacético - encontrado na urina bovina, é um hormônio de crescimento contido em todas as plantas. Acelera seu crescimento, favorecendo a formação de raízes e proporcionando colheitas mais precoces.
.

Nenhum comentário: