Embrapa

500 Perguntas 500 RespostasOnline

quarta-feira, 4 de julho de 2007

AGRICULTURA ORGÂNICA

Artigo(s)
Cultivo de soja orgânica - Tende a crescer em Brasília - 20/01/2003
Native entra no Mercado - Suco de Laranja Orgânico - 30/10/2002
Arte na Agricultura - Será Possível? - 15/01/2002
Por Quanto Você Venderia Sua Saúde? - Frangos, morangos, tomates - 28/11/2001
Crescimento dos Orgânicos - Cada vez mais Rápido - 22/11/2001
Cinturão verde aumenta lucros com orgânicos - Curitiba- Paraná - 28/08/2001
Grupo Holandês - Vai Explorar Produto Orgânico - 28/08/2001
Trigo Orgânico no Brasil - Por que não? - 15/08/2001
Prêmio Balanço Ambiental 2000 - Figueira - 20/07/2001
Contaminação Alimentar por Agrotóxicos - Fique Alerta! - 09/07/2001
Projeto Plantas Medicinais na Comunidade - Nazaré - 26/06/2001
Boi Orgânico - Alternativa no Sul do País - 13/03/2001
Cresce Exportação de Suco de Laranja Orgânico - Boa Notícia! - 27/05/2001
Nim (Neem) - A Árvore das Mil e uma Utilidades - 11/05/2001
Agricultura Natural - Algumas razões para você se tornar um consumidor - 01/02/2020
Café: - Orgânico e ecológico - 16/02/2001
Não confunda: - hidropônico não é orgânico - 02/08/2001
Orgânicos: - a opção pela saúde - 19/12/2000
Produtos Orgânicos - Uma questão de opção - 11/09/2000

Girassol

Fitoterapia Ocidental

Girassol

Muitos significados

Girassol é o nome comum dado à uma planta da família das compostas. O gênero Helianthus (do grego helio-sol e anthos-flor) tem por volta de 67 espécies. Algumas podem medir até três metros, e a variedade miniatura atinge no máximo 1 metro. O nome girassol vem de sua flor amarela que acompanha as diferentes posições do sol, girando com ele, até seu amadurecimento, quando ele se fixa na posição do sol nascente.

O girassol é uma planta resistente de rápido crescimento, necessitando de pouca água, mas de locais ensolarados. A mistura ideal para o solo deve conter 2 partes de terra vegetal, 2 partes de terra comum e 1 parte de areia. Sua propagação é dada através de sementes, sendo a primavera a melhor época de plantio. As sementes devem ser plantadas em covas não muito fundas e com um espaço de 60cms entre elas. O girassol apresenta um ciclo de plantio curto, em torno de 130 dias. A terra deve ser mantida úmida, sem secar nem encharcar.

O significado do girassol difere de cultura para cultura. Para alguns, o girassol significa fama, sucesso e felicidade. Outros dão à ele atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também é dado à ele o atributo de altivez. Dar um girassol à alguém que acabou de abrir seu próprio negócio pode significar ouro, fortuna.

Para o Feng Shui, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva à todos que estão à sua volta.

O girassol é uma planta que foi domesticada pelo homem há cerca de 5 mil anos. Originária das Américas, o girassol foi utilizado como alimento pelos índios que o misturava com outros tipos de vegetais. No século XVI, o girassol foi levado para a Europa pelos espanhóis, primeiramente na Espanha, Inglaterra e França. Até o século XVII foi considerado uma planta ornamental e medicinal, sendo utilizado como óleo refinado comestível, apenas por volta de 1830 na Rússia. O girassol foi introduzido na América do Sul no Século XIX, sendo a Argentina um dos maiores produtores mundiais. No Brasil, foi introduzido em primeiro lugar, no sul do país, já que os imigrantes europeus tinham o hábito de consumir suas sementes torradas.

O girassol tem propriedades naturais para a saúde e beleza, já que suas sementes e flores são utilizadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos. O óleo de girassol tem excelentes nutrientes, com altos índices de ácidos graxos insaturados que diminuem problemas cardiovasculares e também contém um maior teor de ácido linoléico essencial o organismo humano. Sem ser refinado, o óleo pode ser utilizado para a fabricação de sabonetes e velas. O resíduo sólido que sobra após a extração do óleo das sementes, é utilizado para a alimentação animal. Já as sementes cruas podem ser utilizadas na alimentação de aves e tostadas na alimentação humana. As sementes são ricas em proteínas e vitaminas e quando são torradas e moídas, transformadas em pó, pode ser um substituto do café, sem cafeína e ajudando à combater a enxaqueca. As folhas e flores do girassol podem ser usadas no combate de doenças pulmonares e da garganta, em forma de tinturas ou infusões. As raízes da espécie chamada pataca, são comestíveis e podem ser consumidas cozidas e assadas. As folhas contém propriedades diuréticas, antigripais, antiasmáticas e expectorantes. As sementes e as folhas podem ser usadas como cicatrizantes em forma de tintura.

Os florais feitos à partir do girassol são utilizados para melhorar a auto-estima, auto-confiança, dando mais vontade e coragem.

Por
Lúcia Pagotto e Fernanda P. Jordão

Floricultura Zabelê
zabele@lexxa.com.br

Urina para as Plantas

Horticultura
O novo adubo bovino

"Peço informações sobre o uso de urina de bovinos em horticultura.""
Percival Gonçalves
Alto Taquari, MT

Resposta baseada em consulta a Ricardo Gadelha, pesquisador da Pesagro-Rio, Estação Experimental de Itaocara, RJ.


A urina é recolhida em baldes durante a ordenha e armazenada durante três dias

A aplicação de urina bovina em horticultura é objeto de pesquisa da Pesagro-Rio, num trabalho em parceria com os agricultores familiares da região de Itaocara, interior do Rio de Janeiro. A urina é usada como adubo e defensivo natural, barateando a produção e diminuindo a dependência de produtos químicos. É recolhida em baldes na hora da ordenha e armazenada por pelo menos três dias em um recipiente plástico tampado, para formação de amônia, substância que penetra nas plantas com facilidade. Antes de ser aplicada, a urina deve ser misturada com água nas proporções indicadas para cada cultura. A aplicação é feita no solo ou em pulverização e, pelo fato de possuir alto poder de penetração, não há necessidade de usar espalhantes adesivos. Ainda não há conclusões definitivas, mas os pesquisadores acreditam que o uso da urina bovina pode diminuir em até 50% o volume de adubos químicos usados convencionalmente. A recomendação é que o agricultor avalie os resultados no campo.

Já há algumas indicações resultantes dos testes de campo feitos em parceria com os agricultores:
quiabo, jiló e berinjela - 1 litro de urina de vaca para 100 litros de água pulverizado nas plantas de 15 em 15 dias.
tomate, pimentão, pepino, feijão de vagem, alface e couve - pulverização uma vez por semana da mistura de meio litro de urina de vaca com 100 litros de água.
Segundo os estudos, as principais substâncias contidas na urina bovina que atuam nas plantas são:
potássio - elemento químico contido em maior quantidade na urina da vaca. Aumenta o aproveitamento da água pelas plantas, que ficam mais resistentes à seca. Deixa as paredes dos tecidos mais duras e aumenta a resistência das plantas à colheita, ao transporte e ao armazenamento. Produz frutos mais doces e acentua a coloração interna dos mesmos. Melhora a eficiência da adubação nitrogenada e elimina o excesso de nitrogênio das folhas, diminuindo o efeito atrativo para pragas.
nitrogênio - aumenta o desenvolvimento das plantas, tornando-as mais verdes.
cloro - aumenta a capacidade de reter água da planta, melhora o aproveitamento de nitrogênio e diminui de forma significativa a incidência de algumas doenças.
enxofre - aumenta a produção de proteínas, deixando os produtos mais nutritivos.
sódio - aumenta o teor de caroteno, tornando os produtos mais atraentes para o comércio.
fenóis - aumentam a reação da planta ao ataque de doenças.
ácido indolacético - encontrado na urina bovina, é um hormônio de crescimento contido em todas as plantas. Acelera seu crescimento, favorecendo a formação de raízes e proporcionando colheitas mais precoces.
.